quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Biomas

Biomas são grandes eco - regiões geográficas com condições ambientais específicas que determinam a flora e fauna típica nesta área. Uma classificação básica distingue entre biomas aquáticas e biomas terrestres.

Biomas terrestres podem ser distinguidos conforme os seguintes critérios:

tipo de vegetação (deserto, campo / pradaria,
matagal / savana ou floresta);

latitude (trópico, temperado quente e frio ou
polar) e altitude;

clima (úmido, semi-úmido, árido, semi-árido,
continental ou marítimo) e solos;

historia geológica.


A pesar de todas as tentativas de padronizar internacionalmente a classificação dos biomas, eles muitas vezes recebem nomes locais. O bioma dos campos sulinos por exemplo está conhecido popularmente como estepe na Ásia central, savana ou veld em África do Sul prairie em América do Norte, pampa em América do Sul e outback em Austrália. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Brasil divide-se nos seguintes 6 biomas: Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal, Cerrado, Caatinga e Pampa.

8 comentários:

  1. Bioma é simplesmente um conjunto de diferentes ecossistemas.

    O termo "Bioma" (bios, vida, e oma, massa ou grupo) foi utilizado pela primeira vez em 1943 por Frederic Edward Clemente, definindo-o como uma unidade biológica ou espaço geográfico cujas características específicas são definidas pelo macroclima, a fitofisionomia, o solo e a altitude. Podem, em alguns casos, serem caracterizados de acordo com a existência ou não de fogo natural. Com o passar dos anos, a definição do que é um bioma passou a variar de autor para autor.

    Ewerton Alves.

    ResponderExcluir
  2. Um bioma pode ter uma ou mais vegetações predominantes podendo assim desenvolver ecossistemas diferentes uns dos outros. O bioma é influenciado pelo macroclima, tipo de solo, condição do substrato, tamanho em extensão, barreiras geográficas e outros fatores físicos.

    ResponderExcluir
  3. O desenvolvimento dos biomas é um processo muito lento, demora séculos para a vegetação dos campos se desenvolverem ao ponto de se tornarem savana, as savanas por sua vez podem demorar milênios para se tornarem florestas e isso se o biótopo permitir porque todas as savanas e campos que conhecemos hoje em dia já existiam desde antes da existência de humanos na biosfera. As florestas que conhecemos hoje, demoraram milhões de anos para se formarem e serem o que são hoje em dia.

    ResponderExcluir
  4. Estudando o cap.17 vimos como as precipitações e a temperatura são aspectos influentes na caracterização e no equilibrio dos biomas, e fazendo uma ponte com o cap.18, concluimos (algo ja velho e bem mascado) que a biodiversidade sempre foi e se torna cada vez mais susceptivel ao ritmo imposto pelo homem. há claramente a necessidade de um planejamento. e não faltam sugestões só interesse.

    Por: Ewerton Alves.

    ResponderExcluir
  5. Vale salientar que ha necessidade de um planejamento consistente (formação de uma consciencia e ações mais concretas e menos romantizadas). é indispensavel a disseminação de um olhar que considere perspectivas futuras, certamente muito do hoje é produto da ausencia de se olhar no passado. porque como disse um comentarista em um telejornal, referindo-se a ascendente china: "sem um planejamento que vise a preservação ambiental, ate mesmo um dragão milenar está sujeito a extinção".

    Por: Leandro José.

    ResponderExcluir
  6. Um bioma pode ter uma ou mais vegetações predominantes podendo assim desenvolver ecossistemas diferentes uns dos outros. O bioma é influenciado pelo macroclima, tipo de solo, condição do substrato, tamanho em extensão, barreiras geográficas e outros fatores físicos.

    Amanda Magna 3C n:03

    ResponderExcluir
  7. Área biótica ou biótopo é a base onde estão assentados os seres vivos, é o chão, é o solo, são as águas, é o ar do ambiente. O biótipo significa o conjunto dos fatores do meio ambiente que não têm vida tais como a areia, as rochas, a argila, os minerais, as substâncias inorgânicas, o ar, a energia do ambiente, os raios, os trovões, os relâmpagos, o calor, a radioatividade, a luz solar, a energia de uma forma geral compõe o biótipo.

    Por : Amanda 3c manhã

    ResponderExcluir
  8. Acredito que um dos biomas mais interessante seja a caatinga , por apresentar caracteristicas diversificadas ,e por ser um bioma exclusivamente brasileiro cobrindo cerca de 75% da Paraiba.
    Karen Alves 3C Manhã

    ResponderExcluir